Meios físicos de transmissão

 

O meio de transmissão de dados serve para fazer a transferência de dados entre dois pontos. Essa transmissão de dados pode ser feita por via terrestre ou via ondas no espaço.

 

Meios de transmissão de dados via terrestre:

- Cabos metálicos:

     

- Pares entrançados - é um tipo de cabo que possui pares de fios entrelaçados um ao redor do outro para cancelar as interferências eletromagnéticas de fontes externas e interferências mútuas entre cabos vizinhos. Quanto mais entrelaçado o cabo estiver, ou seja, quanto mais giros tiver, mais o ruído é cancelado. Existem dois tipos de cabos pares entrelaçados: UTP e STP. Os cabos UTP são cabos sem blindagem e os cabos STP são cabos com blindagem.

 

 

 

 

 

 

 

 

- Coaxiais - O cabo coaxial é um tipo de cabo condutor usado para transmitir sinais. Este tipo de cabo é constituído por um fio de cobre condutor revestido por um material isolante e rodeado duma blindagem. A principal razão da sua utilização deve-se ao facto de poder reduzir os efeitos e sinais externos sobre os sinais a transmitir. Os cabos coaxiais geralmente são usados em múltiplas aplicações desde áudio ate as linhas de transmissão de frequências da ordem dos GHz (GigaHertz). A velocidade de transmissão é bastante elevada devido a tolerância aos ruídos graças à malha de proteção desses cabos.

 

 

 

 

 

 

 

 

Meios de transmissão de dados via ondas no espaço:

        - Infravermelhos - A radiação infravermelha é uma radiação não ionizante na porção invisível do espectro electromagnético que está adjacente aos comprimentos de onda longos, ou final vermelho do espectro da luz visível. Esta radiação é muito utilizada nas trocas de informações entre computadores, telemóveis e outros tipos de equipamentos eletrónicos.

        - Ondas de rádio - Ondas de rádio são um tipo de radiação electromagnética com comprimento de onda maior (e frequência menor) do que a radiação infravermelha. Como todas as outras ondas electromagnéticas, viajam à velocidade da luz no vácuo. Elas são geradas naturalmente por raios ou por objectos astronómicos.

        - Microondas - são ondas electromagnéticas com comprimentos de onda maiores que os dos raios infravermelhos, mas menores que o comprimento de onda das ondas de rádio variando o comprimento de onda.

        - Ondas de satélite - Os satélites utilizados para telecomunicações ou transmissão de dados sob a forma digital encontram-se situados em órbitas geostacionárias, em torno do equador, a cerca de 30-40 Km da superfície terrestre. A comunicação com esses satélites implica antenas parabólicas, ou seja, dispositivos de transmissão e recepção capazes de efectuar os uplinks (as emissões da Terra para o satélite) e os downlinks (as recepções do satélite para a Terra). As ondas de satélite são utilizadas em comunicações intercontinentais ou abrangendo grandes distâncias geográficas e, normalmente, suportam uma largura de banda elevada (da ordem dos 500 MHz), embora estejam sujeitas a atrasos devido às grandes distâncias percorridas.

 

 

COMUNICAÇÃO DE DADOS

Um processo de comunicação exige a existência de um código ou uma linguagem capaz de representar informações através de símbolos compreensíveis para as parte envolvidas na comunicação.

A transmissão de informação através de sistemas de comunicação pressupõe a passagem de sinais através dos meios de comunicação que compõe as redes.

 

COMPONENTES DE UMA REDE DE DADOS

Fonte – Gera a informação (dados) a transmitir;

Emissor – Converte os dados em sinais adequados ao sistema de transmissão;

Sistema de transmissão – Transporta os dados sob a forma de sinais;

Receptor – Converte os sinais em dados;

Destino – Consome os dados;

 

MODELO DE UM SISTEMA DE COMUNICAÇÃO

Num sistema de comunicação, o transmissor recebe uma mensagem, codifica-a num sinal, que é transportado pelo sistema de comunicações até ao receptor, que descodifica o sinal gerando a mensagem original.

 

TIPOS DE SINAIS

Sinais são ondas que se propagam através de alguns meios físicos, seja ele, através de ar, um par de fios, etc.

 

Como sabemos, os dados que são transportados ao longo de um canal de comunicação estão como que embutidos em sinais eléctricos. Esses sinais podem assumir a forma de sinais:

  • Sinais analógicos – Variam continuamente no tempo;
  • Sinais digitais – Caracteriza-se pela presença de pulsos nos quais a amplitude é fixa.

 

 

Sinais analógicos

São todos aqueles que ao longo de um intervalo de tempo pré-estabelecido, poderão atingir qualquer valor dentro de um determinado limite. São impulsos sob forma de ondas sinusoidais.

 

 

 

 

Sinal digital

O sinal é construído através de uma sequência de intervalos de tamanho fixo iguais a T segundos, chamados intervalos de sinalização, durante os quais a amplitude do sinal permanece fixa, caracterizando um dos símbolos digitais transmitidos.